sábado, agosto 28, 2010

Protetores Solares



Lá vem chegando a primavera e o verão....

Até que enfim está chegando o mês de Setembro, primavera, e várias festas de abertura do verão nas praias aqui em Pernambuco. Nos últimos meses choveu muito aqui em Recife e interior, e geralmente quando chega em Setembro as chuvas dão um tempo, pelo menos nos anos anteriores era assim, mas, como o clima tá tão louco nem sei se continuará assim, sinceramente, espero que faça sol, adoro praia e detesto frio.
Moramos em um país que é predominantemente ensolarado, entretanto é só visitar uma enfermaria feminina de ortopedia para observar a alta incidência de pacientes que sofrem de osteoporose.

Sim, mas qual a relação entre o sol e algumas doenças ósseas (osteopenia e osteoporose) ?

O sol contribui para auxiliar na conversão de vitamina D em uma substância específica que ajuda a absorver o cálcio nos ossos, sendo assim, é muito importante tomar banho de sol diariamente de 15 a 30 minutos, essa exposição deve ser feita até às 10 horas e depois das 16 horas.

O uso do protetor solar antes das 10 da manhã, aliado a vida sedentária, maus hábitos alimentares e o uso de algumas medicações, vem contribuindo para o aumento de pessoas com osteoporose, inclusive em jovens.


A importância de tomar banho de sol:

Por isso é importante tomar banho de sol antes das 10:00 da manhã sem o uso do protetor solar durante 15 a 30 minutos para que haja a absorção do cálcio pelos ossos. Até mesmo em bebês, quando se suspeitam que eles estejam com icterícia (da forma mais simples, quando eles ficam com a pele amarelada) os pediatras indicam banho de sol para reverter o quadro.



E o uso dos protetores solares...



Mas, não vamos esquecer que após às 10:00 da manhã é muito importante o uso do protetor solar.
Lembrando que o protetor solar deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar e reaplicado depois de 2 horas de exposição solar.
Hoje, há várias marcas existentes no mercado, dos mais variados preços, e que além de proteger contra o câncer de pele tem outras funções como prevenir contra o envelhecimento da pele, rugas e manchas, tem produto que tem até a função de hidratante. Existe também até produtos que contém protetor solar para serem usados nos cabelos.


Essa pesquisa foi realizada pela Pro Teste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor em Setembro de 2009:


Segundo essa pesquisa realizada pela Pro Teste em Setembro de 2009, os protetores que apresentaram melhores resultados foi o L'oreal Solar Expertise e o Cenoura & Bronze.




Então gente, é isso, devemos sim, usar protetor solar mas, também é importante tomar banho de sol cedinho sem usar protetor solar de 15 a 30 minutos, ter bons hábitos alimentares, e lembrar de usar protetor solar após às 10:00 horas aplicando 30 minutos antes de se expôr ao sol, para evitar câncer de pele, envelhecimento e manchas na pele causados pelo sol, reaplicando após duas horas de exposição ao sol, caso entre no mar aplicar após 1 hora. Afinal, ninguém quer ficar com essas queimaduras na pele da foto acima.


Um comentário:

  1. Oi Lindona!Otimas dicas!
    Aqui em São Paulo o calor e sol está de rachar,e mesmo no dia a dia,o uso do filtro solar esta sendo indispensável!Um super beijo

    Juliana Kenzi♥
    http://julianakenzi.blogspot.com

    ResponderExcluir